14.7.07

Twilight 2000


Tendo em vista minhas críticas anteriores ao Fallout 3, achei que seria interessante mencionar o jogo Twilight 2000. Este jogo é reconhecido pelos que o conhecem como o precursor de vários outros jogos pós-apocalípticos, e de estratégia turno a turno tais como Fallout e Fallout 2, e mais recentemente Jagged Alliance.

Twilight 2000 é um jogo baseado no RPG tradicional (Pen and Paper) de mesmo nome, cuja história parte de um conflito nuclear de baixa intensidade, isto é não o suficiente para acabar com a população do planeta, mas suficiente para destruir boa parte da infra-estrutura militar industrial das nações envolvidas, sendo o jogador parte de um esquadrão de algum país da OTAN perdido no meio do campo de batalha europeu, mais precisamente na Polônia.

Twilight 2000 era, na época em que foi lançado em 1992, um jogo muito ambicioso e inovador em diversos aspectos, tanto graficamente quanto em termos de jogabilidade. Uma das features interessantes do jogo, além do combate tático turno a turno, era o combate e navegação em veículos em 3D. Hoje ele pode parecer bastante tosco, mas em 1992 era um 3D impressionante, até melhor do que aquele utilizado em jogos mais recentes e considerados de ponta, como Mechwarrior 2 3 anos mais tarde.

O sistema de criação de personagens era extremamente detalhado, e tal como Darklands (lançado no mesmo ano), envolvia a descrição da carreira de cada personagem até o momento em que as suas aventuras começam no jogo. Este processo era, às vezes, tedioso, já que 20 componentes do esquadrão deveriam ser criados. Apesar disto, escolher o rosto de cada soldado era muito divertido, pois vários estereótipos de herói de ação estavam representados, inclusive do lado feminino, que eu não incluí o screenshot.

O esquadrão controlado pelo jogador tinha uma base em algum ponto do interior da Polônia, onde podia colocar os veículos obtidos durante as missões, e os suprimentos, armas e todo o inventário de equipamento disponível para o jogador. Desta base, várias missões eram lançadas para evitar o colapso ainda maior da sociedade ao redor do jogador.
Para finalizar, deixo o link para este jogo no site de abandonwares Home of the Underdogs, e mais screenshots em um site francês chamado Jeux Video PC. Agora, o que eu teria esperança de ver em um futuro não muito distante é uma alternativa ao Oblivion with Guns, digo, Fallout 3, utilizando o cenário do Twilight 2000, em um jogo ao estilo do que seria o Van Buren. E talvez isto não seja tão improvável, pelo menos o RPG do Twilight 2000 foi revivido pela 93 Games Studio, e re-batizado de Twilight 2013 com a história atualizada levando em consideração o colapso do Pacto de Varsóvia. Apesar da probabilidade ser baixa, eu tenho esperança.

10.7.07

Direto do Túnel do Tempo

Que tal fazer uma viagem no tempo, mais precisamente a 1993?

Pois, é. Tem uns caras aficcionados por games que estão limpando o pó de suas gavetas pré-históricas e scaneando revistas que liam durante a sua infância/adolescência.

É o caso dessa edição da Game Players, revista americana que era uma das bíblias do video-game da época. Tem muita coisa legal, como Dragon’s Lair(SNES) e Pit-Fighter (GB).

Era uma época de transição, parecida com a que a gente vive agora. A Nintendo lentamente largava o NES e passava a investir pesado no seu próximo trunfo, o SNES. Daí o motivo da capa com o preview de Battletoads.

Lembrei das "Ação Games" que eu devorava durante a metade da década de 90 ao ler este PDF, e toda aquela lembrança de locadora, cartucho, soprões pra tirar o pó veio à mente.

Sniff, tô ficando velho.



Game Players Magazine - Special Nintendo

5.7.07

Gosta de Video-Games 8 Bits e Programação?



Então faça o seu próprio game.

O Hydra Game Development Kit é um pacote de desenvolvimento de jogos 8 bits lançado pela XGameStation.

Com um conhecimento intermediário em programação é possível criar os primeiros jogos em linguagens semelhantes ao Basico ou C-like. Segundo o site, incluído no kit vem um livro com detalhes necessários para o desenvolvimento.

Os componentes do Kit parecem ser esses:

* The HYDRA Game Console with 128K EEPROM and a plethora of I/O interfaces.
* 9V DC Power Wall Adapter.
* PS/2 Mouse.
* PS/2 Mini Keyboard.
* Nintendo Compatible Gamepad.
* A/V Cable.
* USB Programming Cable.
* 128K Re-Programmable Game Card to Store Games and Applications.
* Blank "Experimenter" Card to Design Your own Add-On Hardware.
* "Game Programming for the Propeller Powered HYDRA" hard copy book by Andre' LaMothe.
* CD-ROM with all source, demos, and development tools.


Afinal, quem precisa de mais de 256 cores(86 simultâneas) para ser feliz?

4.7.07

Construa seu próprio arcade


Na semana passada recebi este link de um amigo com a simples mensagem "Sonho de Consumo". Para a minha surpresa, o objeto em questão se tornou o meu sonho de consumo também, mesmo eu nunca tendo sido muito fã de Arcades na minha juventude. O motivo, eu era muito mais chegado no conforto de jogar nos consoles que eu tinha em casa. O objeto deste sonho é uma máquina de Arcade feita sob medida, rodando um conjunto de emuladores, permitindo que se jogue milhares de títulos de arcades e consoles.

Obviamente, após eu ter tomado gosto pelo meu estilo de vida de solteiro, ficou claro para mim que este tipo de equipamento não é para ser utilizado por um único individuo, mas sim ser o centro do espaço social da case, onde se convida os amigos para uma cerveja e partidas intermináveis de Street Fighter II e Soul Edge.

O preço do brinquedo é salgado, algo em torno de $1500, o que certamente pode ser diminuído comprando-se alguns materiais no Brasil, tipo o gabinete e outras partes não eletrônicas. Certamente está além do meu orçamento de estudante, então esta beleza terá que esperar até eu voltar ao mercado. Enquanto isto, vou introduzir a discórdia entre meus amigos recém casados ao expô-los a esta tentação. É nestes momentos que o nerd médico formado deve ficar feliz, pois, mesmo não copulando com ninguém, ele poderá fazer seus amigos no ramo de tecnologia babar, sem ter que se preocupar com um relacionamento, afinal quem precisa de humanos com isto em casa?