14.7.07

Twilight 2000


Tendo em vista minhas críticas anteriores ao Fallout 3, achei que seria interessante mencionar o jogo Twilight 2000. Este jogo é reconhecido pelos que o conhecem como o precursor de vários outros jogos pós-apocalípticos, e de estratégia turno a turno tais como Fallout e Fallout 2, e mais recentemente Jagged Alliance.

Twilight 2000 é um jogo baseado no RPG tradicional (Pen and Paper) de mesmo nome, cuja história parte de um conflito nuclear de baixa intensidade, isto é não o suficiente para acabar com a população do planeta, mas suficiente para destruir boa parte da infra-estrutura militar industrial das nações envolvidas, sendo o jogador parte de um esquadrão de algum país da OTAN perdido no meio do campo de batalha europeu, mais precisamente na Polônia.

Twilight 2000 era, na época em que foi lançado em 1992, um jogo muito ambicioso e inovador em diversos aspectos, tanto graficamente quanto em termos de jogabilidade. Uma das features interessantes do jogo, além do combate tático turno a turno, era o combate e navegação em veículos em 3D. Hoje ele pode parecer bastante tosco, mas em 1992 era um 3D impressionante, até melhor do que aquele utilizado em jogos mais recentes e considerados de ponta, como Mechwarrior 2 3 anos mais tarde.

O sistema de criação de personagens era extremamente detalhado, e tal como Darklands (lançado no mesmo ano), envolvia a descrição da carreira de cada personagem até o momento em que as suas aventuras começam no jogo. Este processo era, às vezes, tedioso, já que 20 componentes do esquadrão deveriam ser criados. Apesar disto, escolher o rosto de cada soldado era muito divertido, pois vários estereótipos de herói de ação estavam representados, inclusive do lado feminino, que eu não incluí o screenshot.

O esquadrão controlado pelo jogador tinha uma base em algum ponto do interior da Polônia, onde podia colocar os veículos obtidos durante as missões, e os suprimentos, armas e todo o inventário de equipamento disponível para o jogador. Desta base, várias missões eram lançadas para evitar o colapso ainda maior da sociedade ao redor do jogador.
Para finalizar, deixo o link para este jogo no site de abandonwares Home of the Underdogs, e mais screenshots em um site francês chamado Jeux Video PC. Agora, o que eu teria esperança de ver em um futuro não muito distante é uma alternativa ao Oblivion with Guns, digo, Fallout 3, utilizando o cenário do Twilight 2000, em um jogo ao estilo do que seria o Van Buren. E talvez isto não seja tão improvável, pelo menos o RPG do Twilight 2000 foi revivido pela 93 Games Studio, e re-batizado de Twilight 2013 com a história atualizada levando em consideração o colapso do Pacto de Varsóvia. Apesar da probabilidade ser baixa, eu tenho esperança.

Nenhum comentário: