19.9.06

Blobamari Blobacy


Alguém aqui fala holandês? Bem, eu não, por isso é difícil reunir maiores informações sobre The Blob, um jogo para pc produzido pela tal de Banana Games. Pelo que eu consegui entender depois de traduzir a página deles pelo altavista babelfish, o jogo foi encomendado por um município, e tem a função de... de... sei lá, afinal de contas isso não importa. E, na verdade, o melhor é deixar a coisa mais misteriosa.

Enfim, em The Blob o jogador controla uma espécie de monstrinho feito de gelatina, que cai em uma cidade povoada por monstrinhos menores feitos de gelatinas de várias cores (imagino que de diversos sabores, é claro). Como um Katamari, ele é capaz de absorver os desesperados habitantes da cidade passando por cima deles. Cada vez que você faz isso, você fica da cor do pobre homenzinho, e pode ir pintando prédios e carros ao encostar neles, ganhando pontos. Você pode também misturar cores para conseguir novas colorações atingir alvos específicos espalhados pela cidade.

Pronto. É isso. Simples demais? Sim, e como é divertido. O controle do jogo é feito todo pelo mouse (mas fica bem mais fácil se você tiver uma trackball). Você movimenta o blob movimentando o mouse, pula com o botão esquerdo e vê o mapa/sai do jogo com o botão direito.

Com gráficos super limpos e leves, e uma trilha sonora bem feita, o joguinho só não é melhor por se tratar de um projeto aparentemente inacabado. Só existe uma fase, super longa, e você não é capaz de salvar. Não há opção de mudar os controles, e para quem não tem trackball, controlar o blob as vezes fica um pouco ruim. Mesmo assim, vale a pena pela experiência, fora o fato de ser mais uma prova de que o que realmente importa para fazer um bom jogo não é um projeto milionário, um arsenal gigante ou uma interface que você precisa de dias e dias para entender bem, mas sim uma boa e original idéia.

Baixe o jogo aqui (100mb, freeware)

http://binnenstad.hku.nl/ (site oficial, para você leitor que sabe holandês!)

Nenhum comentário: