29.11.06

Houston. Wii have probl...

Segundo relatos, o Nintendo Wii promete se tornar o video-game mais violento da história. Não pelos seus jogos, mas sim pelo perigo que o controle com sensor de movimento representa nas mãos de usuários sem cordenação-motora.

O site wii Have a problem é um exemplo de como a mongolice do jogador é prejudicial à saúde de quem está presente no mesmo recinto.

Coisas como destruição de TVs, tentativas involuntárias de decepamento de mão em ventiladores de teto e homicídio doloso já foram mencionadas no site.

Parece que a Nintendo já está providenciando pulseiras à prova de retardados. Resta ver se será necessário acessórios com correntes de ferro para frear a onda de HD-TVs destruídas que assolará os EUA durante os próximos meses.

27.11.06

Três Dê

Segundo o autor:

" The artwork that you see in my gallery has been created by a parse/render workflow system that has been - and continues to be - in continuous development (by yours truly) since April 2004.

My interest in creating three-dimensional representations of classic arcade, console and computer game characters sprung from a fairly fruitless web search for a retro-arcade-based desktop for my iMac. When I couldn't find anything to fit the bill I set about creating my own, using sprites grabbed from emulated screenshots of my favourite games.
"

As imagens ficam incríveis quando aumentadas de tamanho.



Vale a pena dar uma conferida.

25.11.06

Lagoa Azul






Nome: Lost in Blue
Por: Konami, KCE Hawaii
Gênero: Adventure
Players: 1
Data: 27/09/2005

Uma das principais promessas que o lançamento do Nintendo DS com a sua touchable screen indicavam, era que um estilo já decadente de jogos, presentes principalmente nos PCs das décadas de 80/90, voltaria a tona: os adventures.

A possibilidade de se usar como um mouse, acabaria com as limitações que impossibilitaram a popularização do gênero nos consoles, e consequentemente sua quase extinção.Porém, a promessa não se concretizou, poucos jogos realmente bons saíram para o portátil. Por sorte, a Konami resolveu mostrar as caras.

Em setembro de 2005, dois lançamentos simultâneos do gênero foram lançados, Trace Memory e Lost In Blue. E este segundo título, se mostrou uma agradável surpresa.



Em Lost In Blue, você começa na pele de Keith, um adolescente que acorda em uma ilha possivelmente deserta, apóes um naufrágio do navio em que viajava. Logo após uma breve caminhada, você encontra uma menina chamada Skye que também acabou parando na ilha. Juntos vocês precisarão sobreviver, enquanto descobrem alguma maneira de sair da ilha.

A principal diversão do jogo, consiste em desenvolver maneiras de se manter vivo enquanto se explora a ilha. Isso incluí desenvolver formas de coletar alimentos, melhorar o conforto da caverna aonde vocês habitaram e aperfeiçoar a exploração dos recursos disponíveis na ilha.

Com um cenário riquíssimo, e uma ilha relativamente grande para explorar, o desafio do jogo se mantém interessante por bastante tempo. Algumas particularidades da ilha vão sendo descobertas com o tempo, tornando a trama ainda mais intrigante.




Outro ponto interessante do jogo, é o sentido de colaboração entre os protagonistas. Skye é totalmente dependende, por ter perdido seus óculos. E apenas explora a ilha com ajuda de Keith, em compensação (machismos à parte) se apresenta como uma exímia dona de casa(ou caverna, como queiram), sendo boa cozinheira, costureira e decoradora.

LiB utiliza um sistema que talvez lembre um pouco a série Harvest Moon, pois o objetivo principal do jogo acaba sendo (sobre)viver - a busca por uma saída da ilha acaba se tornando secundária -, tornando um título ímpar entre os games atual.

Para quem curte um bom adventure, esta provavelmente seja a melhor oferta disponível no mercado. Recomendadíssimo.

22.11.06

Faceirice Garantida

Ela e eu já temos nosso favorito entre os consoles da nova geração.



Façam suas apostas.

21.11.06

A hora da verdade continua


Outro dia eu pensava com meus botões (x, o, y, L1, L2, R1 e R2, por enquanto) sobre essa história toda da nova geração de videogames que chega às lojas essa semana, e me dei conta de que essa história se repete tanto que, qualquer que seja o resultado, entre mortos e feridos só quem sai vencedor são os jogadores.

Quero dizer, se você não for afobado que nem esses caras que ficam a madrugada toda na fila para comprar um Nintendo Wii ou uma Playstation 3, e acabam se dando mal por comprar a primeira leva (quase sempre defeituosa, principalmente no que se refere aos consoles da Sony) - sem nem sequer esperar para ver qual plataforma vai ter os melhores jogos - e aguentar mais alguns meses para fazer sua escolha (por mais que ela pareça óbvia no momento), sem dúvida vai garantir pelo menos uns cinco anos de bons jogos.

E é de jogos que temos que falar nessa semana. As primeiras resenhas de jogos do wii e da ps3 estão saindo e, pelo menos no IGN e no Gamespot estão mais ou menos parecidas, e podemos saber já o que há de melhor (e de pior) para cada console:

Will Wii, will Wii rock we? [Rayman Raving Rabbids e Red Steel]

No caso do novo jogo do Rayman (Rayman Raving Rabbids), confirmou-se o que já se imaginava, o título da Ubisoft que é uma coleção de mini-jogos malucos, aliados a um visual bonito e engraçado ganhou notas altas em ambos os sites, nos quais sobram elogios ao seu bom humor e variedade.

A surpresa, pelo menos para mim, que havia me emocionado nas propagandas do wii, ao ver um sujeito usando o wiimote para simular uma luta de katanas no jogo Red Steel, é o fracasso de crítica que ele está enfrentando. Segundo as resenhas, o jogo não passa a sensação de realidade, e a maneira com que ele usa os controles pode no máximo ser considerada "diferente", mas não inova em nada na maneira com que se joga títulos de primeira pessoa.

"It's a Sony" - PS3! [Resistance e Mobile Suit Gundam]
(Ou "agora que o meu favoritismo pelo wii vai aparecer")

Nos dois sites, o jogo mais bem falado da Playstation 3 é o Resistance: Fall of Man. Com gráficos extremamente realistas, você terá a sensação de matar um monte de gente (e ainda chamar isso de diversão) elevada à uma realidade nunca antes vista. Ok, sejamos mais imparciais: você atira em montros no jogo. De qualquer maneira, o jogo confirma o que mais se espera do novo console da Sony: muita, mais muita qualidade gráfica, nenhuma inovação em jogabilidade. Afinal de contas, para que pensar?

Já o detonado pelas resenhas é o Mobile Suit Gundam: Crossfire (outra "novidade" da PS3 parece ser esses títulos compostos). Considerado um jogo "que não faz nada para provar o que a PS3 pode fazer visualmente" e "é como um jogo de Playstation 2 de orçamento medíocre que foi convertido para a Playstation 3 e enfiado num preço de 60 dólares".

Bem, estamos apenas nas primeiras semanas. Ainda são necessários meses de lançamentos da parte das empresas (e gambiarras da parte dos "nuestros hermanos") para que um desses dois brinquedos chegue aqui para a equipe do Moon Patrol. Até lá, ainda tem muito jogo de PS2, Nintendo DS e PC para a gente conversar a respeito.

Rayman Raving Rabbids: Gamespot, IGN
Red Steel: Gamespot, IGN
Resistance: Fall of Man: Gamespot, IGN
Mobile Suit Gundam: Crossfire: Gamespot, IGN

20.11.06

Ninten-pod

Após diversas especulações a respeito, a Nintendo parece ter anunciado a data de lançamento do seu player de MP3 para Nintendo DS e GBA: 7 de dezembro, o aplicativo estará chegando às lojas européias.

Provavelmente o cartucho virá com um cartão de memória SD de 512mb e não permitirá que se ouça os MP3 e jogue ao mesmo tempo.

Conclusão: mais uma vez os Homebrews ditaram as tendências antes dos fabricantes originais.

13.11.06

Video-Game+Lego

Achei apenas o álbum no Flickr, infelizmente não tenho informações sobre o autor. Mas, são verdadeiras obras-primas. Contra, ExciteBike, Shadow of the Colossus e outros clássicos reproduzidos com Legos.




XBOX Brasil


A Microsoft anunciou semana passada o lançamento oficial do seu console de última geração, Xbox 360, no BraZil.

A notícia é de suma importância, pois (pode) comprova(r) a rentabilidade de se investir nesse mercado - e a luta consequente contra a pirataria. Desde os tempos da Tec-Toy, que representou a Sega no início dos anos 90, que não temos nenhum tipo de investimento desse tipo em nosso país.

O preço inicial será de salgados R$2999,00 com 3 jogos inclusos. Os jogos custarão R$169,00.

Os planos da Microsoft baseam-se em sucessos obtidos em outros países emergentes, em que a MS chegou antes que seus principais concorrentes.

Quem sabe essa chegada não influencie outras companhias a apostar no país do carnaval e da caipirinha.

9.11.06

O Sonho Não Acabou


Após o pronunciamento do produtor Toshiya Hara, feito em março, de que a série Katamari encerrava seu ciclo após o lançamento de Me and My Katamari(PSP), muito da minha esperança nos seres humanos havia se esvaído.

Mais de meio-ano depois, surge a notícia de que a companhia Namco entrou com três registros de títulos para o órgão americano que controla os trademarks. Seriam os seguintes:

- Beautiful Katamari Damacy
- Katamari Damacy Tres Bien
- Katamari Damacy-kun.

Como alertou o site 1UP, é bom lembrar a existência da marca, não garante de maneira alguma o seu uso, muito menos com games. Séries, filmes e produtos em geral são registrados da mesma maneira. Mas, só de saber que a franquia não está morta já é um grande alento para os fãs.

Nada Mais a Declarar



Centenas de jogos de NES para sereem jogados no browser.

Termina a trilogia Ninja Gaiden no browser. Depois vem falar comigo.

http://www.vnes.thatsanderskid.com/

7.11.06

Grand Theft Mario

Que o Adult Swim é disparado a melhor coisa que surgiu na TV nos últimos anos todo mundo já sabe. E dentre os diversos programas apresentados no AS, um dos melhores é o Robot Chicken que consiste em animações stop motion usando personagens conhecidos da cultura pop. Eis que me deparo com essa obra-prima feita por eles:



Site nacional do programa.

6.11.06

Momentos de Sabedoria

Sabem aqueles PPTs que aquela tua tia te manda todo o santo dia via email com mensagens edificantes, com uma paisagem bucólica e um midi rolando no fundo?

Conhecidos como Motivators, nos EUA, esse estilo de quadro (com mensagens de sabedoria) é um filão grande no mercado de posters por lá. Tamanho clichê, deu origem a um concurso extremamente interessante no site Retroblast para escolher o melhor Emotivator adaptado para os games. Abaixo seguem dois exemplos:






Confira os ganhadores e as menções honrosas:
http://www.retroblast.com/gallery/main.php?g2_itemId=841