

Há dez anos atrás (bem, quase dez anos atrás, em março de 1997) a Konami lançava
Symphony of the Night, o jogo que revolucionou a série Castlevania, incluindo elementos de RPG, além de ótima história, trilha sonora, jogabilidade, etc. Até hoje, este é o jogo que eu terminei mais vezes (acho que jogo ele inteiro umas duas vezes por ano, faça suas contas...).
Infelizmente, os títulos 3D da série que foram lançados para a PS2, o único console que eu possuía além da PS não me atrairam nem um pouquinho. Isso tudo acabou quando eu comprei os meus Nintendo DS (sim, tenho dois, alguém tá afim de comprar um?) e eu pude jogar
Dawn of Sorrow e, mais recentemente,
Portrait of Ruin. Terminei ambos na semana passada.
Dawn of Sorrow me deixou um pouco decepcionado. O jogo não é ruim, aliás, é bom, mas algumas coisas no sistema do jogo (principalmente o fato de que depois de matar um chefão você tem que traçar um pentagrama com a stylus senão ele volta à vida) me deixaram meio de saco cheio. Não gostei muito também do fato do jogo se passar no futuro, onde personagens clássicos da série já não vivem mais.
Agora, Portrait of Ruin é outra história. Se passando no auge da Segunda Guerra, o jogo permite que se controle dois personagens Jonathan e Charlotte (você pode trocar instantâneamente ou manter os dois ao mesmo na tela), ambos dotados do mais variado arsenal de armas, magias, itens e tudo mais que um jogo da série Castlevania pode oferecer.
Além do habitual e mutante Castelo do Dracula (o castelo é um "personagem" importante na série, e muda a sua planta a cada encarnação) você ainda pode explorar mais nove áreas diferentes que, somadas ao próprio castelo, somam 1000% de espaço a ser explorado.
Como sempre, músicas, cenários, monstros e armas de outros jogos da série reaparecem, senão idênticos, em novas encarnações (mais fortes, mais fracos, mais fáceis ou difíceis, realmente varia muito). A novidade aqui é a adição de certos elementos 3D (alguns pedaços do cenário, alguns monstros) que enchem ainda mais os olhos do jogador.