4.7.07

Construa seu próprio arcade


Na semana passada recebi este link de um amigo com a simples mensagem "Sonho de Consumo". Para a minha surpresa, o objeto em questão se tornou o meu sonho de consumo também, mesmo eu nunca tendo sido muito fã de Arcades na minha juventude. O motivo, eu era muito mais chegado no conforto de jogar nos consoles que eu tinha em casa. O objeto deste sonho é uma máquina de Arcade feita sob medida, rodando um conjunto de emuladores, permitindo que se jogue milhares de títulos de arcades e consoles.

Obviamente, após eu ter tomado gosto pelo meu estilo de vida de solteiro, ficou claro para mim que este tipo de equipamento não é para ser utilizado por um único individuo, mas sim ser o centro do espaço social da case, onde se convida os amigos para uma cerveja e partidas intermináveis de Street Fighter II e Soul Edge.

O preço do brinquedo é salgado, algo em torno de $1500, o que certamente pode ser diminuído comprando-se alguns materiais no Brasil, tipo o gabinete e outras partes não eletrônicas. Certamente está além do meu orçamento de estudante, então esta beleza terá que esperar até eu voltar ao mercado. Enquanto isto, vou introduzir a discórdia entre meus amigos recém casados ao expô-los a esta tentação. É nestes momentos que o nerd médico formado deve ficar feliz, pois, mesmo não copulando com ninguém, ele poderá fazer seus amigos no ramo de tecnologia babar, sem ter que se preocupar com um relacionamento, afinal quem precisa de humanos com isto em casa?

9 comentários:

lionel disse...

certo que não ia no fliperama porque era um guri gordinho cagão que tinha medo de ser coreado pelos outros.

Bueno disse...

Por cima, dá pra fazer algo com metade desse preço.

Foda é achar certas peças dessa lista.

Felipe disse...

Na realidade, eu nunca joguei fliperama muito bem, então não gostava de gastar dinheiro, podendo jogar em casa de graça. Mas gostei do teu relato vívido. Certamente existem pessoas com PTSD sobre isto.

Agora, por favor, argumentações ad hominem são de péssimo gosto, e não contribuem com uma discussão entre adultos inteligentes.

Felipe disse...

Bueno, as peças da lista estão com links e números de partes no próprio artigo. Creio que eles enviam para o Brasil. E os fabricantes do gabinete vendem apenas os moldes das peças para ti montar aqui mesmo se quiseres. Deve cortar o custo significativamente.

Ron Jeremy disse...

se tu tiveres a manha das RUAS, tu podes conseguir as peças do joystick bem baratinho mesmo, em 'sebos' eletrônicos ou com ex-donos de fliperama

e o gabinete tu podes conseguir um usadão também com ex-donos de fliperama. vai depender de como está o teu networking (auu)

o mais caro de tudo ali realmente é o computador e um sistema decente de refrigeração

luzinhas e overlays são coisas de boiola

Felipe disse...

Muito obrigado por contribuir positivamente com o nosso blog Diego.
Agora, sobre o que tu disseste, concordo contigo que é perfeitamente possível reduzir o preço significativamente resgatando peças usadas, mas também tens que ver que tu tens que ter muita sorte em conseguir uma máquina de flipper que não esteja completamente lanhada. Em especial na parte dos controles, e se tu te lembras bem o tipo de tratamento que estas máquinas recebiam, tu deves imaginar o estado em que uma máquina aposentada deve estar.

Sobre a parte de refrigeração, acho que isto não é um dos maiores problemas, porque à não ser que tu vá carregar um jogo modernoso 3D, a maioria destes emuladores não consome tanto processamento, e tu pode até underclockar ela que vai rodar na boa sem precisar de mais do que uns buracos para respirar atrás do gabinete.

Finalmente, a parte dos overlays e das luzinhas realmente é dispensável. Discordo que seja coisa de boiola, admito ser coisa de Magal, mas mais importante do que isto, se tu fores colocar isto na tua casa, acho que vale a pena colocar algo que parece novo ao invés de um ninho de ratos. A não ser é claro que tu goste de um visual mais industrial decadente para a tua casa. No final das contas isto é tudo questão de gosto, e como diz um amigo meu aqui de onde eu moro, gosto é que nem braço, tem gente que não tem.

Claro, para o pessoal portador de coleira, é necessário obter autorização da ala feminina do comando, e trazer algo diretamente de um aterro sanitário para casa não vai contar muitos pontos na negociação ;-).

Felipe disse...

Deixei um easter egg na mensagem anterior...

Ron Jeremy disse...

eu duvido que esses controles novos estilo X-arcade possuam a mesma robustez das palancas velhas & botões velhos/lanhados

por mais judiadas que elas sejam, elas foram feitas para aguentar os gordos mongolões jogando :-)

o máximo que tem que fazer é trocar os contatos/switches..

Felipe disse...

Mas isto ainda não resolve o problema de tu teres que adaptar o controle para uma porta USB, o que deve envolver algum trabalho em projetar circuito e tudo mais, e pode acabar matando a vantagem econômica de se fazer esta adaptação, e ainda te deixar uma máquina cheia de problemas.