Game Companies - parte 2
Passado todo aquele boom em cima dos consoles da Atari, novas empresas já haviam surgidos com o propósito nobre de desenvolver jogos para consoles caseiros. A Activision não estava mais só e soberana. O velho console já mostrava sinais de cansaço, e uns japoneses alucinados prometiam invadir o mercado com um tal de centro de entretenimento que iria revolucionar o mercado.
A Activision já previa que o mercado não se resumiria a uma plataforma apenas e, apesar de desenvolver para outras fabricantes esporadicamente, foi em 1984 que o jogo Ghostbuster chegou ao mercado, este que acabaria sendo um dos jogos com o maior número de plataformas disponíveis ao mesmo tempo: Amstrad CPC, Apple II, Atari 8-bit, Atari 2600, Commodore 64, MSX, NES, PC Booter, Sega Master System, ZX Spectrum.
Esta foi a segunda grande sacada da Activision. E a segunda que seria imediatamente seguida por seus concorrentes.
Em 1986 chegava aos Arcades Rampage, outro grande sucesso de vendas. Provavelmente o primeiro da companhia para os fliperamas.
Ao contrário da era Atari, com o NES, a Nintendo detinha os melhores lançamentos de jogos, colocando um pouco à sombra a Activision. Clássicos raros como kung-fu, salvavam o nome da empresa no console da moda.
Tudo parecia calmo quando, em 1988 o contra-ataque começou. Uma avalanche de arrasas-quarteirões do calibre de Double Dragon, After Buner e Altered Beast foi sendo lançada. Mas o que parecia uma nova sequência de anos de glória, foi apenas o último suspiro antes da derrocada.
Os anos que se seguiram, foram de um limbo nunca antes enfrentado. Coincidência ou não, na mesma época em que a empresa começou a investir em softwares corporativos. Nem a reabertura em nova sede em 1992 impulsionou a criatividade dos desenvolvedores. Os lançamentos se resumiam a reedições de clássicos proprios.
Apenas em 1996, com a popularidade do windows 95, foi que a companhia começou a se reerguer. Títulos como Time Commando e Hyper Blade traziam gráficos avançados pra época. Quake , Hexen, Interstate '76 e outros foram sucesso em 97. Heretic, Vigilante 8 e o clássico absoluto, Civilization II venderam como água em 1998.
Essa reerguida serviu de base para os anos seguintes fosse de bonança. Ainda que com muito mais concorrentes, os anos 2000 se mostraram prósperos. E a inovação, marca registrada da companhia parecia ter voltado, afinal, quem consegue lançar de River Raid a The Movies sem perder o charme?
2 comentários:
santa nostalgia batman!
dois jogos que na época eu gostei muito nas imagens: ghostbusters e time commando... o primeiro eu passei um verão jogando sem parar no phantom system de um amigo, o outro foi destaque na psx.
Eu achava que só eu curtisse ghostbusters. Lembro até agora dos personagens subindo pelas escadarias em fila, hehehehe
O time comando eu joguei no PC, nas clássicas versões demo da revista CD-ROM. Lembro o quanto os gráficos me impressionavam.
Postar um comentário