10.10.06

Play Tha' Funk Music White Boy

Certo, a vida em Funkotron não devia ser lá essas coisas. Os jovens ToeJam e Earl, decidem curtir a imensidão da galáxia a bordo de sua possante nave. Após muita insistência do amigo, Toejam cede e deixa Earl pilotar a nave por alguns minutos. O suficiente para que a nave se choque com um planetinha do planeta solar, se quebrando em 10 peças. E eles só poderão voltar às suas casas após juntarem peça por peça da espaço-nave.

Um premissa simples esconde o grande jogo que foi ToeJam & Earl (1991, Sega). É consenso entre os editores deste blog que o principal para um jogo, além da jogabilidade, é uma coisinha chamada conceito. Seja ele visual, sonoro ou intelectual. Pois TJ&E possui todos esses quesitos.

>

Comecemos pela trilha. Composta por John Baker, abusa dos timbres "sintetizados"; abundantes nos 16 bits da Sega. Uma aula de funk digna dos filmes Blaxploitation. As gírias e os ";YOs" que rolam não deixam dúvidas, se não fosse alienígenas, os protagonistas seriam pretos, e do Bronx.
A jogabilidade é peculiar. Durante 25 níveis que consistem em espécies de continentes flutuando no espaço, é necessário evitar inimigos que vão de dançarinas de Hula-Hula a cupidos assassinos. Todos engraçadíssimos. Para vencer inimigos, os power-ups são os mais variados: Boomboxes que fazem todos presentes dançarem funk, livros escolares para os inimigos dormirem, um sósia de você feito de balões, etc...todos impagáveis.

Uma continuação para o próprio Genesis em 1993, marcou o fim da dupla nos 16 bits. Versões para XBox360 e no console virtual do Nintendo Wii são prometidas para breve.


Alguns clássicos não chegam ao grande público, talvez por isso, a saudade que bate naqueles que jogaram seja ainda maior. Toejam & Earl é daqueles que fazem você lembrar com carinho cada segundo passado na frente da TV com o cartucho enfiado no seu Mega-Drive.




ps.: A trilha é uma das melhores já lançadas. Confira um trechinho aqui.

3 comentários:

Francesco disse...

eu tenho esse jogo no dvd do pgen. não entendo como se joga...

Bueno disse...

Eu jogava com uns 12 anos. Não era pra ser tão difícil o aprendizado, hehehe

Francesco disse...

12 anos... ainda falta pra mim...