30.11.07

A arte do furto



Agora que consegui um tempo para postar novamente no site, gostaria de chamar a atenção para um jogo independente (e grátis) que me divertiu bastante por um par de semanas. Art of Theft feito pelo criador de algumas das reviews mais interessantes que eu vi na internet ultimamente, Yahtzee.



Art of Theft é um jogo no estilo do Prince of Persia original, Flashback e tantos outros da época. O personagem principal é um ladrão chamado Trilby (linkado para a Wikipedia para os nossos leitores não habituados com Inglês), que deve percorrer uma série de missões.



Como no Prince of Persia, a perspectiva é 2D com uma boa parte de cada ambiente sendo visualizada em cada tela, por onde o jogador deve navegar. Diferentemente do Prince of Persia, não há pulos e demais acrobacias, a não ser que se conte o guarda chuva do nosso (anti) herói.



Algumas das licenças artísticas do jogo incluem o fato de que as habilidades novas de Trilby são compradas com pontos de reputação, que são acumulados na medida em que o jogador melhora o seu desempenho em cada uma das missões, que podem ser feitas repetidas vezes para se melhorar o número de pontos.



Claro, sendo este um jogo caseiro, existem diversos pontos que não estão exatamente polidos. Ainda mais levando em consideração que este jogo foi feito em cima de vários hacks de um engine de fazer jogos tipo adventure. Ainda assim, o jogo é bastante divertido, e deve divertir uma pessoa por algum tempo.

Mesmo que os nossos comentadores de plantão não gostem do jogo, suspeito que eles vão gostar do site e da personalidade deste Yahtzee, pois ele é do tipo que gosta de insultar os seus leitores. Claro, ele usa de ironia nos insultos, como todo o piadista Britânico.

18.11.07

Galo grande e preto

Lendo os fóruns da coluna Zero Punctuation, acabei encontrando uma pérola de link levando à uma companhia de design gráfico cujo nome é, no mínimo, interessante. E já que alguns dos leitores gostam de escrever nos comentários enigmas que traem a própria idade mental, achei que eu deveria homenageá-los com o enigma do nome desta empresa. Entendo que entre os leitores pode haver aqueles que não entendem a língua anglo-saxônica, e cuja compreensão é necessária para entender o que o nome desta empresa significa, para os quais eu só dar meus pêsames e sugerir que joguem mais RPGs online e aprendam.

12.11.07

Pac-Man Txt

pacmantxt.gif


Okey, isso sim é algo curioso!

Um saudoso resolveu perder algum tempo de sua(provavelmente não muito movimentada) vida social para construir uma versão text-adventure de Pac-Man!Sim, é o que você está pensando mesmo, comandos como "frente", "direita", "olhar", "comer" são os disponíveis.

Segundo a descrição do site:

Pac-Txt!
--------
You awaken in a large complex, slightly disoriented. Glowing dots hover mouth level near you in every direction. Off in the distance you hear the faint howling of what you can only imagine must be some sort of ghost or several ghosts.



http://www.pac-txt.com/

26.10.07

Trailer do Soldier of Fortune 3

Hoje perdi algum tempo babando o trailer do Soldier of Fortune 3, então achei que os leitores deste blog deveriam perder algum tempo também.



Eu curti muito as versões anteriores do Soldier of Fortune, em particular porque este é um dos únicos shooters single player decentes que saíram nos últimos tempos (exceto Vietcong), de forma que se eu tiver uma máquina decente para jogar isto, certamente tentarei conseguir este jogo.

29.9.07

Manhunt, sem paradas



Apesar de a qualidade da Escapist Magazine ter deteriorado significativamente nos últimos meses, e de eu ter odiado as novas edições da revista sem o layout interessante que ela tinha inicialmente, achei muito interessantes os vídeos/editoriais deste Brit. Diversos dos comentários requerem um certo entendimento de gírias daqui, mas de qualquer maneira os gráficos e os comentários são hilariantes. Além de fazer editoriais muito interessantes, este Yahtzee (o referido Brit) tem um website com outros vídeo-comentários legais, e algo ainda mais interessante, ele produz uns jogos adventure bem sanguinários.

16.9.07

Urban Sniper 2


Depois de passar um bom tempo sem postar, e agora tendo algum (pouco) tempo para perder com inutilidades da internet (e por inutilidade me refiro ao jogo, não ao blog), descobri um joguinho em flash bastante interessante, e bastante americano (se tu és um estudante recalcado com a vida, pelo menos). Este jogo é o Urban Sniper 2. A tela de apresentação é meio enganosa, pois o jogo não tem nada da realidade gráfica que a tela sugere, mas sim bonecos de pauzinhos como naquelas tantas animações de Kung Fu, mais efeitos de sangue jorrando dependendo da onde tu consegues acertar o tiro. Adicione a isto a possibilidade de atirar em caminhões tanque cheios de combustível de aviação (o porque de circular com um caminhão destes no meio da cidade, e devagar, me foge), tornam o jogo bastante divertido. Boa perda de tempo...

13.9.07

Disfarça e Chora

O blog Tarja Preta deu a dica. O fórum The Playstation Master List tem a humilde intenção de catalogar TODOS os jogos de Playstation 1(PSX) em isos baixáveis gratuitamente.

É simplesmente maravilhosa a lista disponível, incluíndo tudo que é tipo imaginável de ISOs, indo desde versões Rip até Full, passando por jogos de língua não-inglesa e demos promocionais. Todos com screenshots e pequenas informações.


E, seguindo a linha Moon Patrol de ser, junte o link da Playstation Master List, com um link de pérolas menos conhecidas do Playstation 1 e você terá diversão garantida por muito tempo! Já que nós somos "roots", outra alternativa é ir direto para a seção others e se esbaldar em coisas tipo: 100 Best Sega Master System Games, 45 SNES Roms e 164 Nes Roms.

3.9.07

Machinarium

Apesar de ainda estar longe da data de lançamento, vale a pena noticiar esta possível pérola do mundo adventure. Machinarium é a mais nova obra do mesmo criador do Samorost, mencionado anteriormente aqui no blog.

Com um visual embasbacante, todo desenhado à mão e com lápis, o conceito dos jogos Samorost prometem ser elevados ao extremo. A jogabilidade promete ser melhor explorada, com a criação de um inventário para as personagens, multiplicando as possibilidades de ações.


Resta-nos, aguardar.

13.8.07

Mais Scans de Revistas em PDF

Parece que a idéia de scannear revistas antigas está começando a se popularizar por nossas bandas. Era uma coisa que eu realmente sentia falta ao ler os PDFs de revistas estrangeiras da década de 90.

Todo o sentimento de nostalgia e retorno à década de 90 pode ser resgatado agora através de scans de revistas como Ação Games SuperGame e VideoGame, postadas pelo pessoal da GameScans.

Existem outros títulos no projeto e, inclusive, contribuições serão de grande valia.

























Visite a Gamescans.



Via: Gigabyte.

10.8.07

Samorost

Samorost faz parte da categoria de jogos chamada Point And Click mas, ao contrário de seus companheiros de gênero(que consistem basicamente numa chatice de fugir de uma sala ou cela), este possui um enredo levemente melhor. O conceito de ir de um lugar a outro é o mesmo, porém, você dirige um personagem com um quê de Pequeno Príncipe, tentando salvar o seu pequenino planeta.

Mas o grande atrativo do jogo não é esse. Com uma grande trilha sonora e um primor gráfico, o jogo se destaca pelo belo acabamento, além das situações inusitadas que ele apresenta. Além disso, o jogo também possui uma sequência, chamada de "Samorost 2", ora veja.

Com certeza, um dos melhores jogos em flash do gênero.

http://amanita-design.net/samorost-1/

5.8.07

Tetris no Japão

Todos sabem que os nipônicos sempre levam maluquices e video-games a novos extremos, e este vídeo me parece uma boa prova disto:

14.7.07

Twilight 2000


Tendo em vista minhas críticas anteriores ao Fallout 3, achei que seria interessante mencionar o jogo Twilight 2000. Este jogo é reconhecido pelos que o conhecem como o precursor de vários outros jogos pós-apocalípticos, e de estratégia turno a turno tais como Fallout e Fallout 2, e mais recentemente Jagged Alliance.

Twilight 2000 é um jogo baseado no RPG tradicional (Pen and Paper) de mesmo nome, cuja história parte de um conflito nuclear de baixa intensidade, isto é não o suficiente para acabar com a população do planeta, mas suficiente para destruir boa parte da infra-estrutura militar industrial das nações envolvidas, sendo o jogador parte de um esquadrão de algum país da OTAN perdido no meio do campo de batalha europeu, mais precisamente na Polônia.

Twilight 2000 era, na época em que foi lançado em 1992, um jogo muito ambicioso e inovador em diversos aspectos, tanto graficamente quanto em termos de jogabilidade. Uma das features interessantes do jogo, além do combate tático turno a turno, era o combate e navegação em veículos em 3D. Hoje ele pode parecer bastante tosco, mas em 1992 era um 3D impressionante, até melhor do que aquele utilizado em jogos mais recentes e considerados de ponta, como Mechwarrior 2 3 anos mais tarde.

O sistema de criação de personagens era extremamente detalhado, e tal como Darklands (lançado no mesmo ano), envolvia a descrição da carreira de cada personagem até o momento em que as suas aventuras começam no jogo. Este processo era, às vezes, tedioso, já que 20 componentes do esquadrão deveriam ser criados. Apesar disto, escolher o rosto de cada soldado era muito divertido, pois vários estereótipos de herói de ação estavam representados, inclusive do lado feminino, que eu não incluí o screenshot.

O esquadrão controlado pelo jogador tinha uma base em algum ponto do interior da Polônia, onde podia colocar os veículos obtidos durante as missões, e os suprimentos, armas e todo o inventário de equipamento disponível para o jogador. Desta base, várias missões eram lançadas para evitar o colapso ainda maior da sociedade ao redor do jogador.
Para finalizar, deixo o link para este jogo no site de abandonwares Home of the Underdogs, e mais screenshots em um site francês chamado Jeux Video PC. Agora, o que eu teria esperança de ver em um futuro não muito distante é uma alternativa ao Oblivion with Guns, digo, Fallout 3, utilizando o cenário do Twilight 2000, em um jogo ao estilo do que seria o Van Buren. E talvez isto não seja tão improvável, pelo menos o RPG do Twilight 2000 foi revivido pela 93 Games Studio, e re-batizado de Twilight 2013 com a história atualizada levando em consideração o colapso do Pacto de Varsóvia. Apesar da probabilidade ser baixa, eu tenho esperança.

10.7.07

Direto do Túnel do Tempo

Que tal fazer uma viagem no tempo, mais precisamente a 1993?

Pois, é. Tem uns caras aficcionados por games que estão limpando o pó de suas gavetas pré-históricas e scaneando revistas que liam durante a sua infância/adolescência.

É o caso dessa edição da Game Players, revista americana que era uma das bíblias do video-game da época. Tem muita coisa legal, como Dragon’s Lair(SNES) e Pit-Fighter (GB).

Era uma época de transição, parecida com a que a gente vive agora. A Nintendo lentamente largava o NES e passava a investir pesado no seu próximo trunfo, o SNES. Daí o motivo da capa com o preview de Battletoads.

Lembrei das "Ação Games" que eu devorava durante a metade da década de 90 ao ler este PDF, e toda aquela lembrança de locadora, cartucho, soprões pra tirar o pó veio à mente.

Sniff, tô ficando velho.



Game Players Magazine - Special Nintendo

5.7.07

Gosta de Video-Games 8 Bits e Programação?



Então faça o seu próprio game.

O Hydra Game Development Kit é um pacote de desenvolvimento de jogos 8 bits lançado pela XGameStation.

Com um conhecimento intermediário em programação é possível criar os primeiros jogos em linguagens semelhantes ao Basico ou C-like. Segundo o site, incluído no kit vem um livro com detalhes necessários para o desenvolvimento.

Os componentes do Kit parecem ser esses:

* The HYDRA Game Console with 128K EEPROM and a plethora of I/O interfaces.
* 9V DC Power Wall Adapter.
* PS/2 Mouse.
* PS/2 Mini Keyboard.
* Nintendo Compatible Gamepad.
* A/V Cable.
* USB Programming Cable.
* 128K Re-Programmable Game Card to Store Games and Applications.
* Blank "Experimenter" Card to Design Your own Add-On Hardware.
* "Game Programming for the Propeller Powered HYDRA" hard copy book by Andre' LaMothe.
* CD-ROM with all source, demos, and development tools.


Afinal, quem precisa de mais de 256 cores(86 simultâneas) para ser feliz?

4.7.07

Construa seu próprio arcade


Na semana passada recebi este link de um amigo com a simples mensagem "Sonho de Consumo". Para a minha surpresa, o objeto em questão se tornou o meu sonho de consumo também, mesmo eu nunca tendo sido muito fã de Arcades na minha juventude. O motivo, eu era muito mais chegado no conforto de jogar nos consoles que eu tinha em casa. O objeto deste sonho é uma máquina de Arcade feita sob medida, rodando um conjunto de emuladores, permitindo que se jogue milhares de títulos de arcades e consoles.

Obviamente, após eu ter tomado gosto pelo meu estilo de vida de solteiro, ficou claro para mim que este tipo de equipamento não é para ser utilizado por um único individuo, mas sim ser o centro do espaço social da case, onde se convida os amigos para uma cerveja e partidas intermináveis de Street Fighter II e Soul Edge.

O preço do brinquedo é salgado, algo em torno de $1500, o que certamente pode ser diminuído comprando-se alguns materiais no Brasil, tipo o gabinete e outras partes não eletrônicas. Certamente está além do meu orçamento de estudante, então esta beleza terá que esperar até eu voltar ao mercado. Enquanto isto, vou introduzir a discórdia entre meus amigos recém casados ao expô-los a esta tentação. É nestes momentos que o nerd médico formado deve ficar feliz, pois, mesmo não copulando com ninguém, ele poderá fazer seus amigos no ramo de tecnologia babar, sem ter que se preocupar com um relacionamento, afinal quem precisa de humanos com isto em casa?

19.6.07

100 Jogos Gratuitos para Downloads

Tudo bem, na era do Emule nada mais precisa ser pago, mas sempre é legal dar uma olhada no que rola gratuitamente na Web.



  1. Allegiance

    http://www.freeallegiance.org/

  2. America’s Army

    http://www.americasarmy.com/downloads/

  3. Anarchy Online

    http://www.anarchy-online.com/free/ad_campaigns/freecampaign

  4. Armada Online


    http://www.armada-online.com/

  5. Assault Cube

    http://assault.cubers.net/

  6. Bang Howdy

    http://www.banghowdy.com/

  7. BloodLust Multiplayer Online Vampire RPG

    http://www.lasthalfofdarkness.com/bloodlust/


  8. BOTS

    http://bots.acclaim.com/

  9. BZFlag

    http://www.bzflag.org/

  10. CodeRED: Alien Arena

    http://red.planetarena.org/

  11. Conquer Online


    http://www.conqueronline.com/

  12. Corum

    http://corum.gpotato.com/

  13. Cube 2

    http://sauerbraten.org/

  14. Cube

    http://www.cubeengine.com/cube.php4


  15. Daimonin

    http://www.daimonin.net/

  16. Dark Space

    http://www.darkspace.net/

  17. Darkeden

    http://en.darkeden.com/

  18. Darsana


    http://darsana-game.com/

  19. D-Day Normandy

    http://dday.planetquake.gamespy.com/site/

  20. Deicide

    http://deicide.ongameport.com/

  21. Digital Paint: Paintball 2

    http://digitalpaint.planetquake.gamespy.com/


  22. Dungeon Runners

    http://www.dungeonrunners.com/

  23. Entropia Universe

    http://www.entropiauniverse.com/index.var

  24. Eternal Wraith

    http://eternal-wraith.com/

  25. F.E.A.R. Combat


    http://www.joinfear.com/main

  26. Faldon

    http://www.faldon.net/

  27. Fishing Champ

    http://fishingchamp.gamescampus.com/

  28. Flyff: Fly For Fun

    http://flyff.gpotato.com/


  29. Freeciv

    http://freeciv.wikia.com/wiki/Main_Page

  30. FreeStyle Street Basketball

    http://freestyle.sierraonline.com/

  31. Frets on Fire

    http://fretsonfire.sourceforge.net/

  32. Gekkeiju Online


    http://www.gekkeijuonline.com/

  33. Glest

    http://www.glest.org/

  34. Global MU Online

    http://www.globalmuonline.com/

  35. Golf?

    http://www.golfquestionmark.com/


  36. Graal Online

    http://www.graalonline.com/

  37. Grand Theft Auto 2

    http://www.rockstargames.com/classics/index.html

  38. Grand Theft Auto

    http://www.rockstargames.com/classics/gta.html

  39. Gunbound


    http://gunbound.softnyx.net/

  40. Gunror

    http://www.asahi-net.or.jp/~cs8k-cyu/windows/gr_e.html

  41. Gunz The Duel

    http://gunzonline.com/

  42. HaloZero

    http://www.dobermannsoftware.com/index.php?p=games&g=1


  43. Hero Online

    http://hero.netgame.com/

  44. KAL Online

    http://www.kalonline.com/

  45. Knight Online World

    http://www.knightonlineworld.com/

  46. Kuma\War


    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_free_first-person_shooters

  47. Last Chaos

    http://lastchaos.aeriagames.com/

  48. Lunia

    http://global.lunia.com/

  49. Maple Story

    http://www.maplestory.com/


  50. Marathon Trilogy

    http://trilogyrelease.bungie.org/

  51. Martial Heroes

    http://www.martialheroes.com

  52. Mixmaster

    http://www.mixmaster.com.au/

  53. Myth War Online


    http://www.mythwaronline.com/

  54. N

    http://www.harveycartel.org/metanet/n.html

  55. Neverball

    http://icculus.org/neverball/

  56. Nexuiz

    http://alientrap.org/nexuiz/


  57. Orbiter Space Flight Simulator

    http://orbit.medphys.ucl.ac.uk/orbit.html

  58. Parsec47

    http://www.asahi-net.or.jp/~cs8k-cyu/windows/p47_e.html

  59. Pirate King

    http://www.piratekingonline.com/

  60. Plasma Pong


    http://www.plasmapong.com/

  61. Purge

    http://www.purgefinal.com/

  62. Puzzle Pirates

    http://www.puzzlepirates.com/

  63. Racing Pitch

    http://skinflake.com/games/prototypes


  64. Rappelz

    http://rappelz.gpotato.com/

  65. Risk Your Life 2

    http://www.ryl2.com.my/

  66. rRootage

    http://www.asahi-net.or.jp/~cs8k-cyu/windows/rr_e.html

  67. Rumble Box


    http://phackett.com/rumblebox/

  68. Rumble Fighter

    http://www.ogplanet.com/rf/default.asp

  69. Savage

    http://www.s2games.com/savage/

  70. Scions of Fate

    http://fate.netgame.com/


  71. Scorched 3d

    http://www.scorched3d.co.uk/

  72. Secrets of Mirage

    http://www.secretsofmirage.com/

  73. Shadow Armada

    http://home.comcast.net/~shadowman131/ShadowArmada.htm

  74. Shadowbane


    http://chronicle.ubi.com/

  75. Shattered Galaxy

    http://www.sgalaxy.com/

  76. Silkroad

    http://www.silkroadonline.net/

  77. Space Combat

    http://www.x-plane.com/SpaceCombat.html


  78. Space Cowboy Online

    http://sco.gpotato.com/

  79. Starsiege: Tribes

    ftp://ftp.sierra.com/pub/sierra/tribes/other/tribes_fullgame.exe

  80. Steel Panthers

    http://www.steelpanthersonline.com/

  81. Strange Attractors


    http://www.ominousdev.com/games.htm

  82. Tantra

    http://www.tantra.com.ph/

  83. Thang Online

    http://thang.ongameport.com/

  84. The Battle for Wesnoth

    http://www.wesnoth.org/


  85. The Dinohunters

    http://www.thedinohunters.com/

  86. The Elder Scrolls: Arena

    http://www.elderscrolls.com/downloads/downloads_games.htm

  87. The New Satan Sam

    http://satansam.co.uk/blog/?page_id=11

  88. Tickster


    http://www.tricksteronline.com/

  89. Tobolo

    http://toblo.csnation.net/

  90. Torus Trooper

    http://www.asahi-net.or.jp/~cs8k-cyu/windows/tt_e.html

  91. TrackMania

    http://www.trackmanianations.com


  92. Transfusion

    http://www.transfusion-game.com/

  93. Tremulous

    http://tremulous.net/

  94. Tumiki Fighters

    http://www.asahi-net.or.jp/~cs8k-cyu/windows/tf_e.html

  95. Turf Battles


    http://www.turfbattles.com/

  96. Urban Terror

    http://www.urbanterror.net/news.php

  97. War Rock

    http://www.warrock.net/

  98. Wild Metal

    http://www.rockstargames.com/classics/wmc.html


  99. Wolfenstein: Enemy Territory

    http://www.splashdamage.com/?page_id=14

  100. Xiah

    http://www.gamescampus.com/xiah/



Fonte: PC Gamming Blog

13.6.07

Tanques, Artilharia e Bender



Esta semana, ao revisar meus projetos no SourceForge, encontrei entre os projetos do mês um chamado Scorched 3D, que me chamou a atenção por ser uma reencarnação do clássico Scorched Earth. Este jogo, para os que não se lembram ou não o conhecem, consiste de um número de tanques ou peças de artilharia controladas pelo computador e/ou por jogadores cuja missão é destruir todos os demais participantes atirando em turnos. O jogador deve julgar o ângulo e a força correta em cada turno para que seu disparo atinja o oponente, além de ter à sua disposição uma seleção de diferentes tipos de obuses e armas como bombas nucleares, MIRVs e Napalm, entre outras armas mais exóticas. Na versão 3D deste jogo, também há uma grande seleção de tipos de tanque, desde tanques da segunda guerra até tanques modernos e futuristas, incluindo também avatares que não são exatamente tanques, como o Bender do seriado Futurama (pessoalmente, meu preferido). Agora, a parte mais interessante do jogo é que ele é grátis e está disponível no SourceForge, mencionado anteriormente. Um aviso, o jogo é altamente viciante.

9.6.07

Teaser do Fallout 3



Como esperado, a Bethesda liberou um teaser do futuro Fallout 3, com lançamento previsto para o outono de 2008. Também como esperado, o vídeo não diz absolutamente nada do modo de jogo desta futura versão do clássico. As opiniões na web variam bastante, mas o que me parece é que a Bethesda vai fazer o que muitos temem, que é fazer um Oblivion com armas de futurísticas. Uma indicação disto é que, ao contrário do que o diretor do projeto garantiu há alguns meses, o jogo será portado para o Playstation 3 e para o X-Box, de modo que qualquer outra garantia feita pela Bethesda tem uma grande probabilidade de não ser inteiramente verdade.

Abaixo, para complementar este post, está um vídeo do que seria o Fallout 3 da Black Isle Studios, um jogo com visão isométrica (desta vez 3D), permitindo combate turno a turno e em tempo real, seguindo a fórmula dos demais jogos. A maioria das revistas especializadas com tradição de se venderem para os publishers diz que esta fórmula
e algo antigo, coisa dos anos 90, tal como os fans do Oblivion. Este mesmo tipo de comentário foi feito em relação Castlevania, porém, a experiência mostra que determinados jogos são mais apropriados em um certo formato, e que isto independe da tecnologia disponível, já que os Castlevania em 3D lançados foram um fracasso. Aliás, para os que estão realmente interessados, é possível baixar a demo (extra-oficial) do jogo, e fazer o contraste com o que quer que saia da Bethesda.

5.6.07

Pula Veadinho, Pula!


Eu já havia falado bem dos caras da Orisinal aqui, e a cada lançamento eles me surpreendem mais em relação à produção de seus jogos.

Agora eles conseguiram a proeza de fazer um belo jogo sobre veadinhos saltitantes com a música do Titanic de fundo, sem parecer extremamente gay. É um feito e tanto, ao meu ver.

Experimente The Crossing e me digam se vocês concordam comigo.

Achado via Binary Joy.

31.5.07

Call of Duty no Wii

Muitas pessoas torcem o nariz para os consoles da Nintendo devido ao conteúdo predominantemente "soft" de seus títulos.

HardGamers sempre foram adeptos da Sony, nesse quesito, devido à esta ter se especializado em jogos violentos, assustadores e sangrentos.

Talvez isso possa mudar:



Pela primeira vez me deu vontade de jogar um First Person Shooter num video-game.

22.5.07

Fallout 3 in the Horizon


Quando eu li o resumo da Escapist Magazine de hoje, eu tive uma breve sensação de nostalgia ao ler o jogo Fallout sendo mencionado mais uma vez. Quando eu li o artigo principal na edição desta semana da revista, eu fiquei emocionado, mas quando eu cliquei no link para o site do Fallout 3 pela Bethesda Softworks, uma lágrima me escapou dos olhos.

Para os mais jovens, que não tiveram a oportunidade de experimentar este jogo em 1997, ou Fallout 2 em 1998, a única coisa que eu posso dizer é que este é um dos melhores jogos de todos os tempos. Vários anos antes de Grand Theft Auto proporcionar a liberdade de interação que hoje todos conhecem, Fallout permitia ao jogador fazer absolutamente tudo o que quisesse (obviamente com repercussões na dificuldade de prosseguir no jogo) e ainda terminar o jogo, com finais diferentes para diversas combinações de solução para as diversas partes da história do jogo.

A notícia ficou ainda mais doce pelo fato de a Bethesda ter comprado totalmente os direitos do jogo, e anunciar que Elder Scrolls não vai ter continuação, deixando mais ou menos subentendido que eles irão se dedicar quase que exclusivamente à este jogo. Obviamente, como qualquer terceira continuação, o potencial de desapontamento é grande, mas no momento, vou ficar com o meu otimismo...

15.5.07

Mario World Tortura



Versão SUPREME-MASTER.

14.5.07

Trailer de Final Fantasy Tactics A2 Liberado

A Square-Enix finalmente liberou um trailer do tão aguardado Final Fantasy Tactics A2, prometido para breve no mercado nipônico.

Se conseguir chegar perto do que foi a versão do PSX, o único RPG que eu consegui jogar na vida, já será um ótimo lançamento!

10.5.07

Bible Fight

Virou sensação na web este jogo em flash desenvolvido pelo pessoal do Adult Swim.

Totalmente baseado na heresia, você escolhe uma dentre as criaturar bíblicas disponíveis e sai sentando a lenha nos inimigos, a la Street Fighter.

Se teus dogmas permitirem e a sua consciência não pesar, te desafio a pegar o coisa-ruim e cagar a pau o cabeludo.

Só tome cuidado com o pai dele, pois depois que vencer todas as partidas ele mesmo - que é um personagem secreto -, vem acertar as contas com você.



http://www.adultswim.com/games/biblefight/index.html

9.5.07

Mega Man no Atari 2600

Alguns Atarimaníacos andaram se juntando pra exercer todo o seu poder nerd e sua admiração pelo console oitentista através da criaçãod de uma versão Atariana do clássico jogo do NES, Megaman.

O jogo foi construido na linguagem Batari Basic, criada especialmente para desenvolvimento de jogos para emuladores de Atari. O resultado é realmente bacana, dada as dificuldades de fazer todo o trabalho à mão.

Liderados por David Galloway, os caras conseguiram liberar um demo jogável e dois vídeos para nossa apreciação.

Confira abaixo:



Mais informações aqui e aqui.

7.5.07

Super Mario Bros Special

Esse cara aqui achou essa pequena pérola chamada "Super Mario Bros Special", desenvolvido para o obscuro computador janponês PC-8001, em 1986.



Além de uma série de levels diferentes, o jogo possuia uma característica interessante aonde o limite da tela continha uma parede invisível, que rebatia as tartarugas de volta.

O autor colocou um arquivo, contendo o emulador, mais as roms necessárias para rodar o jogo.



O download pode ser feito diretamente aqui.

4.5.07

Novela das 8

Como seria um Super Mario criado Glória Pérez?

3.5.07

Retro Gaming Hacks


O James, do Retro Thing me alertou sobre essa maravilha lançada em outubro de 2005 pela O'Reilly.

O Autor, Chris Kohler, o livro passa por hacks feitos desde os primórdios dos consoles como Odyssey, Intellivision e Vectrex até a era "moderna" dos emuladores, com dicas bastante interessantes.

Tem capítulo falando de Text Adventures, outro sobre computadores antigos e etc...

Como não é todo mundo que pode comprar o livro diretamente na Amazon, e eu sou um pai pra vocês, aqui vai o link direto no FlazX, o melhor site de downloads ilegais de Ebooks:

Retro Gaming Hacks.

30.4.07

NEO Double Game e Popstation - A guerra dos portáteis

Depois de achar esse vídeo durante uma navegada sem rumo na net, resolvi ir atrás de mais informações sobre esta preciosidade.



Chamada NEO Double Game, esta COISA é mais uma das maravilhas da pirataria criada na China. Com um visual igual ao Nintendo DS, o portátil possui uma incrível gama de cores no display(3! Verde, vermelho e branco), e alguns (4) jogos de luta, guerra e esportes.

A qualidade gráfica lembra os aparelhinhos da série "Game & Watch", mas obviamente sem o mesmo charme retrô devido há mais de duas décadas de diferença entre os dois portáteis.

Pois não contentes em chupar a aparência do console da Nintendo, os mesmos fabricantes produzem também o maravilhoso Pop station, que é a versão clonada do PSP da Sony.





A qualidade gráfica impressiona...
.


Assista aos dois vídeos reviews feitos pelo "Dr. Ashen":



Música e isometria



Hoje vou violar a uniformidade do conteúdo deste blog, mas não muito, com este post. O vídeo deste post me remete à época de ouro dos jogos isométricos, como X-COM, Ultima VII, Populous, e a lista vai. A música, chamada Remind Me, é de um duo Norueguês chamado Röyksopp, cujo estilo musical é definido como Electronic Chill Out, e recebeu o prêmio de melhor vídeo de 2002 na MTV Europe. Enquanto isto, vou ver se baixo algum destes jogos antigos de um site de abandonware!

26.4.07

Wii puxa alta de 77% no lucro da Nintendo


A fabricante de videogames japonesa Nintendo anunciou hoje um aumento de 77% em seu lucro líquido, que chegou a 174,29 bilhões de ienes (US$ 1,5 bilhão) no ano fiscal 2006, informou hoje a companhia.

O lucro recorde se deve às vendas de seus principais produtos: os consoles Wii e Nintendo DS. Eles empurraram as vendas, que cresceram 89,8%, até 966,534 bilhões de ienes (US$ 8,128 bilhões). O lucro operacional subiu 150,2%, atingindo 226,024 bilhões de ienes (US$ 1,901 bilhão).

O mercado externo foi responsável por 66,5% das vendas totais da Nintendo, em grande parte graças às boas vendas das versões Standard e Lite do console de bolso Nintendo DS.

A divisão de programas para Nintendo DS também registrou um grande aumento nas vendas, graças ao sucesso do jogo New Super Mario Bros.

O revolucionário Wii também contribuiu, com 5,84 milhões de unidades vendidas nos primeiros cinco meses. O Wii, que graças a um sistema de sensores situado nos comandos lê os movimentos dos jogadores, é uma revolução no mercado dos videogames.

25.4.07

Mega Anser


Inaugurando uma nova categoria de post - que se chamará "Raridades" -, trago hoje uma estranheza que só poderia surgir na terra do sol nascente.

Sega Mega Anser foi uma tentativa frustada com um nome horrível de transformar um video-game em algo com apelo corporativo. Consistia em um cartucho especial que, junto ao Mega Modem e a um gravador de fita casette(conectado na entrada para o cartucho), virava uma ultra-mega-puxa secretária eletrônica.

E não é só isso! Era possível a execução de algumas operações bancárias através de seu televisor.

Talvez por ser avançado demais para a época(1989) e/ou por não ter conseguido uma integração aceitável com todos os sistemas financeiros da época, o Mega Anser morreu ainda na fase de protótipos no japão.

Foi uma tentativa frustada, porém ambiciosa por parte da Sega.

24.4.07

Pirataria no terceiro mundo

A edição da Escapist Magazine da semana passada inclui um artigo muito interessante detalhando a vida de pirataria de um Argentino, e, nacionalismos bobos à parte, creio que o sujeito realmente descreve com muita fidelidade o que todos nós Brasileiros passamos na nossa adolescência de jogatina no PC. Por exemplo, esta passagem do artigo me lembra meus saudosos tempos de guri.

By this time, the routine was I'd take the bus with a couple of friends on Saturday afternoons, travel around an hour to get to a pirate joint we found in a newspaper ad, armed with five or 10 disks each (we would pool disks to buy Wing Commander II, for example), pick a game and wait while the Pirate Lord copied the game.


Para o pessoal da minha geração, e gerações adjacentes, em Porto Alegre, acho que há poucas pessoas que não conheceram o Centro das Agulhas. O nome não parece ter nada que ver com jogos de computadores, mas era a fachada para uma operação de pirataria de jogos. Afinal de contas, eles vendiam agulhas para tocadores de disco de vinil em plena época do CD em 1995.

O ritual todo tinha uma certa mística, pois nem sempre os disquetes funcionavam ao chegar em casa. Darklands, por exemplo, demorou várias semanas e várias viagens para o pirata, e no final não funcionou (mas eu fui salvo pela comunidade de amigos piratas na cidade). Copiar os disquetes para os amigos não era tão excitante, visto que era um processo chato e demorado, mas era isto o cerne de muitas amizades que fiz naquela época. Enfim, depois deste devaneio quase senil, deixo o leitor para se lembrar da sua vida de pirata. Afinal, todos nós um dia fizemos isto, e quem nunca pirateou que atire o primeiro disco, que eu tiro a primeira cópia!

23.4.07

Nintendo DS Turbinado

Overclocking é uma técnica bastante conhecida do pessoal micreiro. Consiste em fazer o processador trabalhar em uma velocidade acima da que ele foi programado, conseguindo performances maiores, porém com um risco maior de ter o dispositivo torrado sem aviso prévio.

O princípio é eletrônico, logo, não demoraria para que aparecessem métodos semelhantes para os video-games.

O pessoal da Modd3d lançou uma série de artigos descrevendo passo a passo como turbinar o seu portátil. Tem para todos os gostos, desde DS Lite, DS Fat, Game Boy Micro e até Advance.

Os vídeos demonstrativos comprovam uma melhora significativa na velocidade. Apesar de ao meu ver não haver necessidade para isso.



Faça por sua conta e risco. Eu não recomendo.

Brinquedos da Nintendo

Ao contrário do que acontece com as empresas de desenvolvimento de jogos ocidentais, no Japão é muito comum que gigantes dos video-games também fabriquem uma imensa variedade de brinquedos não ligados aos seus mercados principais.

A Konami, por exemplo, investe pesado no mercado de card-games e quadrinhos. Já a Nintendo, durante grande parte de sua existência, desenvolvia brinquedos futuristas em plena década de 70:









Veja mais fotos, no álbum do dono destas preciosidades: http://squirl.info/collection/show/465

27.3.07

3 Bons Motivos Pra Ficar Feliz com o Nintendo DS


















Em 7 dias, 3 furacões lançados para o deleite dos fâs do portátil da Nintendo.

23.3.07

Compre um PS3 ganhe uma HD-TV


É isto mesmo, como parte do lançamento europeu do Playstation 3 em Londres, a Sony decidiu presentear os seus fiéis seguidores que ficaram na fila num frio de 0 graus em frente a Virgin Megastore da Oxford Street com 100 televisores de alta definição no valor de £2500,00. Os que ganharam os televisores, obviamente, passaram o tempo todo dizendo para a imprensa como a Sony é legal e tudo mais, a Sony por sua vez, afirmou que para eles o que importa é o cliente (não obstante às ações contra seus próprios clientes como a Lik Sang, a inclusão de Trojan Horses para fins de DRM, baterias que explodem, entre outros problemas).

Os fanboys da Sony que me perdoem, mas pessoalmente eu acho que isto é um grito de desespero da Sony, visto que todos os prospectos são de que o PS3 vai falhar no mercado. Claro, só o tempo irá dizer qual o destino do PS3.

22.3.07

Falando em Guitarras...


Jam Session parece ser a mais nova aposta musical para o portátil da Nintendo. Depois de Electroplankton e Elite Beat Agents, este simulador de guitarra tentará manter o nível de qualidade dos seus predecessores.

A idéia parece simples. Um Guitar Herro, para DS. Mais voltado para guitarra-base, e com um visual mais feio....enfim. Não dá pra ter uma idéia completa ainda mas dá pra ver que assim como qualquer instrumento, se cair em mãos erradas pode ser um perigo:



21.3.07

Laquê Hero

Foi anunciada uma nova versão da série Guitar Hero, chamada Guitar Hero: 80's Edition para o mês de junho de 2007. A franquia que dificilmente terá algo de novo, promete ser diversão com a junção da pior música com os piores penteados...




Essa é para quem achava que os lançamentos do PS2 acabariam, logo após o God of War.

15.3.07

Twilight Zone



Esta semana, um certo artigo da Escapist Magazine comentando sobre as percepções de estereótipos étnicos nos EUA aponta para este vídeo muito interessante de um campeonato de Street Fighter ocorrido em 2004. Sim, eu sei que este post está rotulado como antigo, e o motivo disto é que Street Fighter II é um jogo genuinamente antigo, que foi apenas atualizado em alguns aspectos ao longo dos anos, mas o conteúdo do jogo permanece o mesmo. De qualquer maneira, para os que não conhecem alguns detalhes da mecânica deste jogo, a cena é de um feito quase impossível de coordenação e reflexos. Explicarei, a pessoa jogando com Chun-Li (que é a mocinha de azul) utiliza uma tática tradicional com este personagem que é assediar o oponente contando com a velocidade da mesma, enquanto que a pessoa jogando com Ken apenas fica na defensiva até o momento em que a energia dele chega no zero. Neste momento, apenas bloquear os golpes do adversário não adiantaria, visto que se perde energia bloqueando certos golpes. O jogador com Chun-Li, deveria estar tranqüilo agora, pois qualquer golpe especial terminaria facilmente com o oponente. Aqui entra a parte interessante do vídeo, pois o jogador com Chun-Li realmente usa um combo de 17 golpes os quais nenhum deles pode ser bloqueado pelo jogador com Ken, e este apara cada um destes golpes, sendo que isto, diferentemente do bloqueio, requer que se pressione um golpe específico no momento exato em que cada um dos hits do combo entraria, e responde usando um combo ele mesmo, vencendo o round.

Saudosos tempos do Street Fighter...

12.3.07

Trauma Center: Under the Knife (or Sword)

Certas pessoas têm fascinação pela profissão médica (eu incluso), e tendo em vista a dificuldade de se entrar numa escola de medicina, uma gama bastante restrita de "simuladores" médicos são a única maneira de brincar de médico sem conotações infanto-sexuais (impressionante os assuntos que a wikipedia trata). O pessoal mais ligado ao Nintendo DS (e os que leram o título deste post) sabem que eu estou falando do jogo Trauma Center, mostrado no vídeo.





Como este é um jogo da Nintendo, não esperem por algo no estilo do antigo Life and Death (para quem se lembra dos anos 80). Como mais de uma review salienta (além, é claro do disclaimer na abertura do jogo), este jogo não simula nenhuma técnica avançada de medicina.



Na realidade o objetivo do jogo usar a caneta do DS para lutar contra super microorganismos e desarmar bombas, além, é claro, de flertar com a enfermeira teuto-nipônica desenhada em estilo anime. Os efeitos sonoros algumas vezes me davam a impressão de que o que eu estava jogando era Soul Edge ao invés de um simulador de cirurgia, em particular o som do bisturi, que mais parece o som de espadas de muitos jogos. Isto fica ainda mais evidente nas imagens do cirurgião logo antes de começar as "missões", que tu podes ver na tela ao lado, e que me parecem mais condizente com uma legenda dizendo "Let's kill them all" do que com o início de uma operação. Mas claro, isto provavelmente é apenas preconceito meu, visto que no Japão as coisas são diferentes do ocidente, e os cozinheiros de bares de sushi muitas vezes são Samurais aposentados.